Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Te Cuida

HIGIENIZAÇÃO

Todo álcool funciona contra o coronavírus? Saiba as diferenças!

sábado, 21/03/2020, 12:04 - Atualizado em 21/03/2020, 12:04 - Autor: Com informações do UOL


| Reprodução

Uma das principais formas de combater o coronavírus é a higienização das mãos. Além da lavagem com água e sabão, o álcool é um grande aliado para conter o covid-19. Seja em gel ou líquido, ele limpa as mãos quando não é possível lavá-las e, também, ele é muito útil para desinfetar objetos e superfícies. Apesar de todos os benefícios do álcool, ao contrário do que muitos pensam, nem todos eles são eficientes na luta contra a pandemia que atinge o mundo todo. 

Existem diversos tipos de álcool e cada um deles possui uma concentração. Os mais conhecidos são o etanol, usado no dia a dia de muita gente, e o isopropanol, que também é mais conhecido como isopropílico e é usado na indústria e em laboratórios. O isopropanol pode ser facilmente encontrado em lojas de informártica e tem sido um aliado na limpeza de celulares e computadores. 

"Para matar ou inativar microorganismos, o etanol é eficiente, mas apenas se usado em concentrações entre 60% e 80%", explica a doutora em biociências e biotecnologia pela Unesp, Laura de Freitas. 

É importante destacar que álcool puro demais ou diluído demais não funciona para matar o vírus. A especialista também afirma que álcool muito concentrado também não ajuda na higienização contra o covid-19. 

"Álcool puro evapora muito rápido, não dá tempo de matar ou inativar microorganismos. Uma vez que há água na mistura, ela aumenta o tempo necessário para que o álcool evapore, permitindo que ele aja sobre esses microorganismos", destaca Freitas. 

A busca por álcool em farmácias ou lojas especializadas se tornou uma verdadeira missão. Encontrar álcool líquido com concentração entre 60º e 80º à venda não é uma tarefa muito simples, principalmente no momento em que vivemos. Mas uma coisa é certa, se não for possível usar álcool, a melhor solução é água e sabão. 

A outra dica é fazer a higienização de superfícies com produtos de limpeza como: água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro ou álcool, detergente, sabão. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS